23.6.14

Capoeira

Olá
Faz tempo que não posto aqui não é mesmo?
Bem, pra matar a saudade venho com um post diferente.
Hoje iremos falar sobre minha segunda paixão ( a primeira sempre será a dança). Já faz uns dois meses que eu entrei em um grupo de Capoeira, e pra ser bem sincera com vocês, eu não tinha muito conhecimento do que era e também tinha aquele preconceito bobo que muitas pessoas tem.
Mas após participar dos treinos eu pude ver que não é como eu pensava que era.
Bem, pra sanar as dúvidas eu resolvi fazer um post aqui falando sobre Capoeira, contei com a ajuda do Professor/Monitor Cupim ( Alex Magalhães), que respondeu umas perguntinhas para nosso blog.

T.G: O que é a capoeira?
A.M: Difícil responder essa pergunta em poucas palavras.
Mestre Pastinha já dizia que "a capoeira é tudo que a boca come".
Particularmente considero a capoeira como um estilo de vida, onde coloco-a em tudo que faço: no trabalho, no lazer, na brincadeira... A capoeira é uma conexão com o outro através de um gesto, um olhar. Muitos veem a capoeira apenas como aquela troca de pernadas e o toque do berimbau. Ela está muito além disso: É a amizade, a alegria, a esperança, o respeito, a disciplina, a paciência, a ética... Enfim,  a fé na humanidade.

T.G: Como ela surgiu?
A.M: Os primeiros sinais da capoeira primitiva vem do povo N'Golo do continente africano. Algo assim primitivo se assemelha com as lutas dos povos indígenas do Brasil, mas por lá eles baseavam-se nos movimentos, lutas dos animais.Com o tráfico negreiro do Brasil Colônia, a capoeira veio evoluindo como luta libertadora, onde os povos que foram escravizados buscavam uma forma de fugir das fazendas, dos cativeiros. Ela foi aqui batizada de capoeira devido aos negros que fugiam para as capoeiras ( termo tupi), e frequentemente entravam em confronto com os índios.

T.G: Qual a importância dela em nossa cultura?
A.M: Como mencionei anteriormente, a capoeira é um estilo de vida. Ela ajuda a disseminar a paz, a não violência, e contribui grandemente para o fim do preconceito e racismo. 
Posso ainda citar que ela traz consigo a história de nosso povo, os costumes e tradições, dando assim uma identidade cultural singular. Não há outro povo no mundo, hoje, que traz uma atividade cultural que mescla esporte, dança, arte, música e todas outras coisas. 


Bem, é isso pessoal. Espero que tenha ajudado a ampliar o conhecimento sobre essa parte importante de nossa cultura. 
Obrigada Professor Cupim, por ajudar com essas informações. ^^
Isso é tudo pessoal...
Até mais!
~chuuu (Bjo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada Por Comentar♥
Volte Sempre

Ps: A verificação de palavras não sai, então me desculpe ♥